Olhando de forma genérica, diria que é um estado natural de todos seres humanos, eu diria mesmo de todos seres vivos. Mas existem várias definições distintas sobre Hipnose no contexto científico e acadêmico, entretanto; o que mais se encaixa na metodologia da Terapia Moderna seria que: "Hipnose é o uso da comunicação para gerar uma nova realidade".
E isso realmente é possivel? Sim. Certamente sim, afinal tudo é comunicação.
Comunicação verbal ou não verbal; comunicação através dos nossos sentidos (visual, auditivo, cinestesico, olfativo e gustativo); comunicação interna e externa (sentimentos próprios ou de outrem), tudo isso é comunicação e a todo tempo estamos interagindo.
Agora imagine que todas essas informações ficam ali, em algum lugar em nossa mente; gravada e arquivada, tudo ali em nossa mente subconsciente (ou em nosso inconsciente) em nossas memórias. Ali está o registro de todas as comunicações.
Por exemplo: Aprendemos a andar por que alguém nos ensinou (comunicação verbal e auditiva) ou olhamos alguém andar (comunicação visual), isso criou um registro e quando adquirimos estabilidade física motora, começamos a ficar em pé e caminhar.
Tudo que aprendemos até hoje, foi através de comunicação e interação. Mesmo um recém-nascido se comunica e recebe comunicação a todo tempo não é mesmo? Se não, como ele sentiria fome, sede, frio e calor ( comunicação interna, verbal e cinestesica ).
Interessante não é ? Como tudo é comunicação.
E foi assim também, através da comunicação, que de alguma maneira, passamos a ter medos e fobias, traumas, sentimentos indesejáveis, maus hábitos, vícios, etc.
Assim a Hipnoterapia e PNL pode te ajudar. Utilizando de suas ferramentas, de modo permissivo e responsável, acessando quando possível e necessário essas memórias; auxiliando o Interagente (cliente) a compreender melhor aos fatos e questões sob uma nova perspectiva, ressignificando sentimentos e traumas, criando ou gerando um nova realidade, eliminando naturalmente maus hábitos e vícios, respeitando as condições de cada um fazendo um reprogramação mental responsavel, ecológica e sob medida em prol ao desenvolvimento pessoal de cada Interagente (cliente).
Lembrete importante: a Hipnoterapia e PNL assim como outras técnicas terapêuticas, não realiza falsas promessas cura ou promessa de unica forma de tratamento. Não é orientado interrupções de tratamentos alopaticos (medicamentos) sem recomendação médicas, assim como não orientamos a parar com tratamentos de caráter físico ou mental ( fisioterapia, psicoterapia, psicanálise, etc).
Cleber Freitas - Hipnoterapeuta, Terapeuta Sistêmico e Constelador Familiar
Comments